GESTÃO DE PESSOAS UTILIZANDO A ISO9001

Publicado por Estevão em

Postado em 28/05/2013

Marcos Antonio Lima de Oliveira, MSc*

A norma ISO 9001 apresenta um modelo de gestão de organizações com o objetivo de satisfazer a seus clientes. É uma norma de aceitação internacional, mais de 1.000.000 organizações de todo o mundo já obtiveram a certificação do seu sistema de gestão de acordo com esta norma. A norma utiliza a expressão organização e não empresa porque pode ser aplicada a qualquer tipo de organização, mesmo que não seja empresa: organizações  não governamentais, sociais, associações de classe, sindicatos, etc.
A norma é dividida em cinco requisitos:
– sistemas de gestão;
– responsabilidade da direção;
– recursos;
– produção;
– medição, análise e melhoria.
A norma destaca a Gestão de Recursos Humanos. Atualmente esta expressão está sendo gradativamente substituída por Gestão de Pessoas.
Este é um recurso fundamental para o sucesso da implantação de qualquer sistema de gestão.
A norma apresenta requisitos básicos que já são cumpridos pela maioria das empresas organizadas. O que diferencia a ISO 9001 da administração tradicional é que ela requer a elaboração de procedimentos para a padronização das atividades e o preenchimento de registros que comprovem que as atividades são de fato executadas conforme previsto nos procedimentos. A ISO 9001 prevê a realização de auditorias, feitas pelos próprios colaboradors da empresa, para verificar se as atividades estão sendo realizadas. Empresas mais avançadas em Gestão de Pessoas chamam os seus empregados de colaboradores. As auditorias internas são realizadas por colaboradores que não têm responsabilidade sobre a atividade executada.
A ISO 9001 requer que a organização utilize colaboradores competentes para realizar as suas atividades. Competência é a capacidade do colaborador de desenvolver e de aplicar conhecimentos, habilidades e atitudes no desempenho do trabalho e na solução de problemas para gerar resultados para a empresa (organização).
Para avaliar a competência ela recomenda que seja analisada a educação, a experiência, os treinamentos relativos à atividade desempenhada pelo colaborador e eventuais habilidades que são necessárias para o cargo.
Para atender a esta exigência, as organizações normalmente elaboram uma descrição de cargos, onde para cada cargo da empresa são colocados os requisitos mínimos em relação aos pontos avaliados. No processo de contratação de novos colaboradores esta descrição de cargos é utilizada para selecionar os melhores candidatos. Para comprovar o atendimento a esta exigência recomendamos que a empresa preencha um currículo padrão para todos os colaboradores apresentando os pontos solicitados pela norma.
Para os colaboradores já existentes na organização, a norma recomenda que seja avaliada a competência desses colaboradors em relação aos requisitos que foram definidos. Para atender a esta exigência, normalmente as organizações realizam uma avaliação periódica ( a maioria faz uma avaliação anual ) para verificar se os colaboradores atuais atendem aos requisitos de competências definidos na seção anterior. O objetivo desta avaliação é identificar dificuldades que os colaboradores apresentam para ter um bom desempenho na sua função.
A área de gestão de pessoas recomenda uma avaliação periódica do colaborador, feita pelo seu superior imediato. Recomendamos avaliar cada colaborador nos seguintes aspectos:
Conhecimento da função
Iniciativa
Assiduidade
Pontualidade
Produtividade
Qualidade do serviço
Organização
Relações interpessoais
A partir desta avaliação, a empresa deve elaborar um plano para corrigir as deficiências apontadas. No plano além de constar treinamentos formais em sala de aula, deverão constar outras formas de treinamento como treinamento prático na atividade realizado em campo pelo responsável pela atividade, estágios, visitas técnicas a empresas mais organizadas ou trabalho temporário em outro setor mais organizado da empresa. É importante manter um acompanhamento da implantação do plano de treinamento. Para demonstrar o atendimento ao requisito da norma a organização deve manter registro de todos os treinamentos realizados. Para treinamentos formais realizados pode ser o certificado de um curso realizado. Para treinamentos internos recomendados do preenchimento de listas de freqüência para treinamentos internos realizados, constando o nome do treinamento, a data, o nome do instrutor e com a assinatura dos participantes.
O foco do treinamento da ISO 9001 é o treinamento para corrigir deficiências. Em função disso a norma apresenta mais uma exigência. Após a providência tomada para corrigir a deficiência apontada, deve ser feita uma avaliação, algum tempo depois, para verificar se essa deficiência foi corrigida. Se ela não foi corrigida a organização deve analisar outras alternativas de forma a sanar o problema. Para atender a essa exigência é recomendável que a empresa disponha de uma avaliação do colaborador algum tempo depois da realização do treinamento para verificar se o seu desempenho melhorou.
Baseado na nossa experiência na implantação de sistemas de gestão em organizações consideramos este um ponto fundamental para o sucesso da sua implantação.
A norma ISO 9001 é uma norma de requisitos mínimos que toda organização deve atender para buscar a satisfação de seus clientes. A empresa pode fazer também outras atividades que não são exigidas pela norma. A área de gestão de pessoas é bastante rica em atividades para buscar a realização profissional e pessoal do colaborador. A motivação dos colaboradores é uma importante ferramenta para aumentar a produtividade e qualidade das empresas.
Alguns exemplos de atividades que podem constar da política de gestão de pessoas de uma organização: pesquisa de clima organizacional, saúde e segurança no trabalho, responsabilidade social, pesquisa de satisfação dos colaboradores, desenvolvimento profissional para ocupar outros cargos, participação nos resultados, etc.
Marcos Antonio Lima de Oliveira, Diretor de Responsabilidade Social da ABRH-BA e Diretor da ISOQUALITAS (www.qualitas.eng.br )
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