Trilha sonora da compra

Publicado por Estevão em

Trilha sonora da compra

Para deixar o ambiente “propício” para compra, algumas lojas contam com músicas e sons personalizados

De acordo com uma pesquisa realizada pela Entertainment Media Research, empresa especializada em antropologia do consumo, 82% das pessoas acreditam que a música tem o poder de transformar o humor. Adrian C. North, em seu livro The Social and Applied Psychology of Music, diz que um som agradável dentro de uma loja pode aumentar as vendas em até 30%. Seguindo essa linha de pensamento, alguns estabelecimentos estão tentando usar esse fato em prol de um ambiente mais agradável para compras.

“A música exprime sensações e emoções, por isso seu papel é fundamental na decisão de compra do consumidor”, diz Marcel Soares, consultor de Marketing da RDS Multimídia, empresa que oferece uma solução de rádio indoor e ambientação musical. Ainda segundo ele, essa programação deve ser elaborada de maneira estratégica, reafirmando a identidade da marca. “É tudo um processo inconsciente: o ambiente agradável, o posicionamento da marca, os produtos, o perfil de clientes, e assim definimos uma programação musical adequada para o lojista”, comenta Soares.

Uma das redes de varejo que usam tecnologia de rádio indoor e ambientação musical é a Cobasi, especializada em produtos para pets. A NOVAREJO entrou em contato com Daniela Bochi, gerente de Marketing da marca, para saber um pouco mais dessa proposta.

NOVAREJO: Como surgiu a ideia de usar esse tipo de tecnologia?
Daniela Bochi: Surgiu em 2001. As lojas possuíam música de rádio FM, mas a taxa do Ecad era e é até hoje muita alta. Resolvemos suspender e colocar somente os sons da natureza, dicas de bem estar animal e spots de anunciantes.

NV: Em se tratando de produtos específicos, como se dá o parâmetro dos sons e músicas escolhidos para serem reproduzidos?
DB: A Cobasi já possui um som “real” das aves que são vendidas nas lojas. Esse som é bastante audível e muito agradável. Muitos clientes perguntam se é algum CD, se tem para ser vendido. A partir daí surgiu a ideia de colocar também os sons da natureza: água, cachoeira, etc.

NV: A maioria das composições são músicas de um repertório ou composições criadas como trilha especificamente para a loja? No caso de trilhas, que características as músicas precisam ter?
DB: São trilhas já existentes com o tema “natureza”.

NV: De quanto em quanto tempo a programação é trocada e como se dá essa troca?
DB: As músicas são trocadas a cada trimestre e os spots são comercializados mensalmente.

NV: Quais as mudanças nos resultados que puderam ser observadas após a adoção dessa solução sonora?
DB: Quando você oferece um ambiente agradável, faz com que o cliente permaneça mais tempo no ponto de venda, além de criar um vínculo emocional com a sua marca.

 

http://portalnovarejo.com.br/index.php/component/k2/item/7022-trilha-sonora-da-compra

Categorias: Notícias