Seu cliente está satisfeito?

Publicado por Estevão em

Cliente Satisfeito

 

Saber o nível de satisfação do seu cliente é imprescindível par ao negócios. Clientes insatisfeitos podem contar para até 20 pessoas sobre sua insatisfação, essa era uma estatística da Ryerson Politécnic University válida até antes das redes sociais. Hoje, com o advento das redes sociais, um cliente insatisfeito conta sua insatisfação para centenas, milhares a até milhões de pessoas. Um erro pode ser falta para seu negócio. Daí a importância de mensurar o grau de satisfação do seu cliente quanto ao seu atendimento, produto, serviço e tudo que você oferte no mercado.

Na DSC Gestão você pode conhecer mais sobre seu cliente utilizando algumas ferramentas:

  • Pesquisa de Balcão – muito utilizada no varejo, um opinário impresso fica na área de atendimento com uma caixa coletora onde os clientes vão colocar sua opinião, dar sugestões ou mesmo reclamar sobre o serviço.
  • Painel de Clientes – numa reunião com clientes, intencionalmente convidados, é possível ouvir o que o cliente pensa acerca do negócio. O foco é ter uma avaliação qualitativa acerca da visão do cliente sobre o negócio.
  • Cliente Secreto – um pesquisador se passa por cliente para sentir o clima da organização, mensurar o serviço e identificar como os clientes reais estão percebendo o negócio.
  • Pesquisa pós-atendimento – no próprio ambiente do negócio pesquisadores treinados abordam clientes que compraram ou não, de forma intencional, para entender o grau de satisfação dos que compraram e o motivo de não compra.
  • Pesquisa pós-venda – via telefone os clientes são contactados e opinam acerca da qualidade do serviçõ recebido.

Com essas ferramentas torna-se possível mensurar a satisfação do cliente e  tomar decisões sobre como gerar melhorias para que os clientes tornem-se fieis.

 

Atendimento ao Cliente